segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

dois mil e sete/oito




Sempre passei os reveillons na casa de minha avó e meu avô, em Orizona-Go, com algumas exceções, como a vez que passamos (eu, irmã, mãe, ana maria (amiga de minha mãe), e outras amigas de minha mãe da cidade) em Salvador, sempre passávamos na casa da minha avó por ser seu aniversário. Desde o ano passado as coisas mudaram, minha avó estava no hospital, minha mãe passou o reveillon (aniversário da minha avó) com ela e eu e meus irmãos cada um em um lugar.
A pouco mais de seis meses minha avó faleceu, minha mãe até hoje chora muito, quase todos os dias. Eu ia passar o reveillon em Brasília, mas não aguentei, senti que precisava e queria estar com minha mãe, porque eu sei que vai ser difícil para ela, voltei hoje para casa, vamos passar na casa de uma amiga de minha mãe, estou um pouco preocupado com o humor que ela vai ter na hora, mas feliz de estar com ela, com minha irmã e saber que meu irmão está se divertindo com a namorada em Buenos Aires.
Não escrevo aqui um tempo, tinha me prometido escrever nesta data, na verdade ao menos deixar uma foto e felicitações a todos, de qualquer lugar que eu estivesse, já escrevi um pouco, não muito, afinal estou atrasado para ir pra casa da amiga de minha mãe, mas cumpri o que disse de não deixar passar essa data.
Para terminar, desejo a todos, desculpem-me, mas principalmente a minha família (mais ainda à minha mãe!) e amigos muita paz, porque estamos precisando muito disso, que muitos sonhos sejam realizados neste ano que está chegando, que as pessoas do mundo aprendam a dar um pouco mais de valor as outras, acabando um pouco mais com o preconceito, a violência, intolerância entre outras coisas que precisamos acabar. Desejo muita saúde a todos, muitas felicidade, sucesso, metas cumpridas, muitas felicidades, muitas felicidades mesmo e que todos nós possamos ter muitas coisas boas neste ano e passar pelas dificuldades de cabeça em pé, vencendo todas elas com bom humor, amor e respeito a nós mesmos e aos próximos. Que venha 2008 e que entremos nele, permaneçamos e acabemos com o pé direito, com nossas famílias bem e felizes!

Fiquem com Deus e um feliz 2008!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007




Dia chato hoje, ainda nem começou direito, acabei de acordar, mas já é um dia chato. Acordei com o telefonema da auto escola, dizendo ter cancelado minhas aulas essa semana, 6 aulas. Pode não parecer nada, mas seriam 6 aulas a menos para 2008, ou três dias a menos de aulas para eu poder fazer a prova e tirar a carteira, pra quem está ansioso para tirar a carteira isso é muito!

Ontem a noite fui ao cinema, assisti Mon Meilleur Ami (Meu Melhor Amigo), filme francês (como é de supor pelo título original), muito bom o filme, vale a pena assistir, achei fantástico, acho que a história dos personagens foi muito bem escrita, todas as falas já davam para entender claramente (pelo conhecimento de mundo), mas depois ainda era explicado o porque da fala para a personagem, achei muito válido e muito bem utilizado os ganchos que se faziam sobre personagem e história do filme, com a rede de personagens também, acho que não estou conseguindo chegar ao ponto que quero é que não quero contar o filme.

Enfim, vou parando por aqui, tive uma pausa para o almoço entre esses parágrafos daí perdi ainda mais o raciocínio!

;)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

NATAL





Já tem um tempo que não escrevo nenhum texto aqui, não estou usando muito o pc, passando o tempo mais com família e isso está muito bom, é isso, e acho que isto é melhor que ficar dia todo na frente do pc, mas já estou com saudades de postar aqui, de escrever alguma coisa, então, já estou saindo, hoje comemoraremos o natal na casa do meu tio, passei mesmo pra desejar feliz natal.


(ngm lê, mas escrevo mesmo assim, até pq adoro as imagens que coloco e é um jeito de não perder nenhuma!)

domingo, 23 de dezembro de 2007

Buy





Consumo!
Lacoste!
Forum!
Natal!
Presente!
Lacoste!

sábado, 15 de dezembro de 2007

Revolução Industrial (ainda colégio!)

1ª Revolução Industrial

Pela definição conceitual, uma "revolução" se dá quando são observadas transformações radicais de âmbito econômico, social, político, artístico e científico.

Antes da Revolução Industrial a atividade produtiva era artesanal, manual (manufatura), algumas vezes em grupos, onde cada um cuidava de uma parte da produção, como uma cooperativa e muitas vezes sozinhos, uma só pessoa dominava todo o processo de criação.

Com a Revolução Industrial os trabalhadores passaram a trabalhar em fábricas, como empregados e não como autônomos, sendo assim perderam o lucro da produção, passando a ganhar salários. O trabalho realizado com a máquina ficou conhecido como maquinofatura. Na Primeira Revolução Industrial as máquinas eram a vapor e aí começou a ocorrer a divisão do trabalho, mesmo que sem pensar exatamente nisso em primeira estância.

Essa mudança na forma de produção culminou mudanças na Europa, tanto econômicas quanto sociais, com ênfase nos países que a Reforma Protestante tinha conseguido destronar a Católica como: Inglaterra, Escócia, Países Baixos e Suécia. Sendo a Grã-Bretanha, mais especificamente a Inglaterra a começar com a Revolução. Os países de influência Católica ficaram um pouco atrasados, fazendo também a Revolução num esforço de copiar os países mais desenvolvidos tecnológicamente: países protestantes.

De acordo com Karl Marx a Revolução Industrial integrou o conjunto das Revoluções Burguesas do século XVIII. Outros movimentos que também são considerados Revoluções Burguesas da época são: Revolução Francesa e Independência dos EUA. Para Marx o capitalismo é uma conseqüência da Revolução Industrial e não a causa.

As primeiras máquinas a vapor apareceram na Inglaterra no século XVIII e era usada para retirar o acumulo de água nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas a produção aumentou muito e com isso os lucros dos detentores de tais também, por isso começou-se a investir na criação de indústrias.

As fábricas se espalharam rápido e na mesma velocidade a vida das pessoas, hábitos, mentalidade, conforto mudou.

Com a Revolução Industrial, o êxodo rural foi imenso, criando grandes complexos urbanos. No começo o tempo de serviço chegava a 80 horas semanais com salários medíocres e mulheres e crianças também trabalhavam, por salários ainda menores. Em 1860, com 90 anos de industrialização a carga horária de um trabalhador adulto já era de 50 horas por semana (10 horas por dia, 5 dias por semana) e os salários melhores.

Segundo estudiosos os salários cresceram de acordo com a organização dos trabalhadores e pressão aos patrões, neste pondo devo citar "Bem Vindo ao Clube", um livro de Jonathan Coe que conta a história de 4 amigos que passaram por muita coisa, inclusive é narrado de uma forma bem interessante essa questão de sindicatos que era muito forte na Inglaterra. A história já se passa em 1973, mas narra muito bem uma greve, uma revolta operária inglesa - "Trabalhadores da Inglaterra! Unam-se e despertem! Seu emprego corre perigo. Sua casa e sua subsistência estão correndo grave risco. Todo o seu estilo de vida está sendo ameaçado como nunca antes... Olhe em torno de você, para o seu local de trabalho, e vai ver que o número de pretos aumentou dez vezes. Estão lhe mandando trabalhar ao lado deles, mas, veja bem, estão MANDANDO, não PEDINDO.".

Após 1830, a Revolução se espalhou, principalmente para o noroeste europeu e leste dos Estados Unidos. Na Alemanha, a industrialização começou em 1915, mas com a unificação em 1870, liderada por Bismarck, a produção de ferro fundido começou a aumentar de forma exponencial. Na Itália, a unificação, também em 1970 impulsionou a atrasada industrialização italiana, e também só atingiu o norte da Itália.

O Brasil teve uma industrialização tardia, apenas em 1844, com a Lei Alves Branco os produtos ingleses e importados em geral pararam de ter privilégios, possibilitando a criação de indústrias. Mesmo assim os brasileiros ficaram receosos de criar indústrias pois ainda havia escravidão, sendo assim faltava mercado consumidor local e mão-de-obra e o café era, ainda, o que dava dinheiro. Porem houve um brasileiro que arriscou, Barão de Mauá.

Barão de Mauá começou com uma pequena fábrica de navios em Niterói(RJ), em um ano já possuía a maior indústria do país: emprega mais de mil operários e produz navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água. Em 1852 implanta a primeira ferrovia brasileira, entre Petrópolis e Rio de Janeiro, e uma companhia de gás para a iluminação pública do Rio de Janeiro, em 1854. Dois anos depois inaugura o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora. Em sociedade com capitalistas ingleses e cafeicultores paulistas, participa da construção da Recife and São Francisco Railway Company; da ferrovia dom Pedro II (atual Central do Brasil) e da São Paulo Railway (hoje Santos-Jundiaí). Inicia a construção do canal do mangue no Rio de Janeiro e é responsável pela instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa. No final da década de 1850, o visconde funda o Banco Mauá, MacGregor & Cia., com filiais em várias capitais brasileiras e em Londres, Nova York, Buenos Aires e Montevidéu. Liberal, abolicionista e contrário à Guerra do Paraguai, torna-se persona non grata no Império. Suas fábricas passam a ser alvo de sabotagens criminosas e seus negócios são abalados pela legislação que sobretaxava as importações. Em 1875 o Banco Mauá vai à falência. O visconde vende a maioria de suas empresas (60 milhões de dólares) a capitalistas estrangeiros.







2ª Revolução Industrial


Inicia-se no final do século XX, mais especificamente por volta de 1870, com a industrialização da França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Japão. Agora, o combustível foi o petróleo, houve o surgimento da eletricidade, produtos químicos, como plástico, são descobertos, o ferro é substituindo pelo aço, assim surge novas máquinas e ferramentas.

Em 1909, Henry Ford cria a linha de montagem e produção em série, com base no taylorismo (a administração tinha que ser tratada como ciência, desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época,o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas).

No atual contexto, qualquer oscilação de demanda ou fluxo de matéria prima, que antes poderiam ser enfrentadas com modificações na mão-de-obra, transformam-se em graves entraves devido à mecanização intensiva. A alternativa para uma nova dinâmica de crescimento foi a integração vertical, através de processos de fusões e incorporações, que modificam profundamente a estrutura empresarial. Em todos os setores em que havia a possibilidade técnica de exploração de ganhos de escala, surgiram grandes empresas, verticalmente integradas em suas cadeias produtivas.

A verticalização exige uma complexa estrutura administrativa que marcará a segunda revolução industrial através da empresa de sociedade anônima, gerenciada por uma estrutura hierárquica de administradores profissionais assalariados. A estrutura administrativa passa a representar um elevado custo fixo e devido a atividades não mecanizáveis, essa estrutura se caracteriza pela baixa produtividade. Dessa forma, além de aumentar sua participação em termos de número de funcionários, a estrutura reduz os ganhos de produtividade de áreas operacionais.

A hegemonia deixou de ser inglesa e passou a ser dos EUA que, às vésperas da Primeira Guerra Mundial detém 40% do PIB (produto interno bruto) dos países desenvolvidos e ao final da Segunda Guerra Mundial já é de 50%. Essa sucesso estadounidense foi atribuido a três fatores: o primeiro foi em função de uma estrutura maior de capital aberto de suas empresas, devido a serem retardatários na primeira revolução industrial, o segundo fator foi a aceleração do processo de verticalização devido à forte preocupação americana com o livre mercado e sua oposição a cartéis (é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, geralmente atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços), o mais importante fator foi a grande adequação e aceitação da sociedade americana ao produto padronizado.

A energia elétrica foi tão importante para a segunda Revolução Industrial quanto a Máquina a Vapor para a primeira. Motores e máquinas menores permitiram uma criação de vários utilitários domésticos, sendo considerados como bem duráveis, assim como os automóveis, que vem conosco até os dias de hoje.

A teoria de Ford com seu método de produção em série, foi denominado fordismo (é um modelo de produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX), Ford desenvolve peças intercambiáveis de alta precisão que elimina a necessidade de ajustamento e, consequentemente do próprio mecânico ajustador. Sem a necessidade de ajuste, a montagem pode ser taylorizada, levando a que mecânicos semi-qualificados se especializassem na montagem de pequenas partes. Com a introdução de linhas de montagem, eleva-se a produtividade ao minimizar o tempo de deslocamento e redução nos estoques.






3° Revolução Industrial


Recentemente, na década de 1990, alguns autores afirmaram que estávamos vivendo uma Terceira Revolução Industrial, impulsionada, do ponto de vista tecnológico, pelo surgimento de novas Tecnologias de Informação (TIs) e pelo advento da eletrônica, em substituição à eletro-mecânica, no setor industrial. O conceito ainda é polêmico e divide a academia.

"Trata-se de um processo, é preciso tempo para avaliar se o atual momento histórico poderá ser chamado de Terceira Revolução Industrial", afirma Sérgio Queiroz, pesquisador e professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), da Unicamp. Para ele não é fácil dizer se realmente estamos vivendo uma terceira Revolução Industrial, pois as TIs, em muitos setores não fizeram mudanças radicais, como no caso dos meios de transporte, que foram aprimorados, mas continuam os mesmos da segunda Revolução e também dos meios de produção, ainda baseados na automação, que deixou de ser repetitiva para ser programada pelo computador.

Além disso, diferentemente dos processos ocorridos nos séculos XVIII e XIX, atualmente não há um país protagonista. "Pode-se pensar no Japão e na China, que estão crescendo em ritmo acelerado. Mas eles não estão ditando as regras da produção atual, como aconteceu anteriormente com a Inglaterra, na primeira revolução, e com os Estados Unidos, na segunda", afirma Queiroz.

A idéia de Terceira Revolução Industrial é caracterizada por uma redução expressiva dos custos de produção e de preço dos produtos automatizados, e pela aceleração do ritmo de produção. "Dos anos 80 para cá, os computadores tiveram uma queda de preços de cerca de 20% ao ano", afirma Fernando Mattos, professor da pós-graduação em Ciência da Informação e do Centro de Economia e Administração da PUC de Campinas.

No Brasil, o total empregado no Setor de Informação ainda é baixo se comparado aos países desenvolvidos. O setor concentra cerca de 18% da mão-de-obra empregada, que se apropria de mais de 37% da massa de rendimentos.

O advento das TIs e o aumento da importância do complexo eletrônico no processo industrial causaram uma mudança nos postos de trabalho, marcada pela redução do número de trabalhadores com atividades operacionais e pelo surgimento de vagas voltadas para os profissionais responsáveis pelo gerenciamento e pela coordenação da produção.

A atual insegurança no trabalho é abordada por David Harvey, em A condição pós-moderna. Para Harvey, a força de trabalho está enfraquecida devido ao alto desemprego, à competição do mercado e à redução da força sindical, o que facilita o controle por parte dos empregadores. Assim, os trabalhos em tempo integral e com segurança (como carteira de trabalho) tendem a se reduzir, ao passo que postos de trabalho flexíveis e autônomos - que criam uma insatisfação coletiva - tendem a aumentar.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Responsabilidade (colégio)

Responsabilidade segundo o dicionário da língua portuguesa significa: "obrigação de responder pelos seus atos ou pelos de outrem.", daí entra a teoria determinista, onde afirma que todos os acontecimentos, incluindo vontades e escolhas humanas dependesse de acontecimentos anteriores, depende de situações que vivemos no passado, abrindo uma grande discussão sobre: como podemos ser responsáveis e culpados por coisas que não temos escolha, é pré estabelecido pela vida que tivemos.
Os deterministas afirmam de acordo com as leis naturais, que cada dia mais temos de concordar que funcionam exatamente assim, ação/reação, o homem desmatou durante muito tempo agora a reação natural é que a natureza acabe ou vá se modificando.
Há em contra partida os que acreditam no Livre-arbítrio, que acreditasse que os homens têm o poder de escolher suas ações.

Honestidade (colégio)

Honestidade na Religião - Honestidade é parte de dois mandamentos: Êxodo 20:15-16“Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”, ambos já deixam claro que Honestidade é um pilar importante na construção de uma vida religiosa e sendo assim para a vida da pessoa. Há muitas passagens onde é citada a honestidade, tantas que podemos perceber ser um dos mais fortes apelos que a Bíblia carrega, talvez ficando lado-a-lado com a fé que precisamos, claro, para seguirmos em frente, confiando em Deus e mais, contando com Ele nesse mundo cheio de injustiças, mentiras e falta de respeito.
Fica claro em Sua palavra que Deus prefere honestidade há oferendas, prefere o caminho da exatidão - Provérbios 21:3 “Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício.” - infelizmente hoje muitos de nós nos preocupamos mais com ter do que ser (erroniamente, afirmo) e este caminho por si só já é errado, mas pior ainda são aqueles que usam de meios ilícitos para chegarem ao tão almejado status - Provérbios 28:23 “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua." 20:7 “O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.” - no primeiro deixa claro que a verdade é mais valiosa que elogios e no segundo a graça de Deus aos filhos daqueles que seguem no caminho correto.


Honestidade na Política - Acho que este é um assunto delicado, já estamos cansados, estafados de saber o que todos falam, nos últimos tempos estão jogando na nossa cara toda essa desonestidade que ocorre, propinas desmascaradas, malas de dinheiro, armário que acerta olho de Roberto Jefferson, presidente "molusculo" que não sabe de nada de errado que acontece no país e de alguam forma o jargão diz tudo: "tudo acaba em pizza". Então para fugir deste assunto tratado assim, desse moda corriqueiro prefiro deixar essa música que para mim diz tudo da honestidade na política.


Onde Está a Honestidade?
Noel Rosa

Você tem palacete reluzente
Tem jóias e criados à vontade
Sem ter nenhuma herança ou parente
Só anda de automóvel na cidade...

E o povo já pergunta com maldade:
Onde está a honestidade?
Onde está a honestidade?

O seu dinheiro nasce de repente
E embora não se saiba se é verdade
Você acha nas ruas diariamente
Anéis, dinheiro e felicidade...
...
Vassoura dos salões da sociedade
Que varre o que encontrar em sua frente
Promove festivais de caridade
Em nome de qualquer defunto ausente...


Honestidade por Voltaire - François-Marie Arouet, nascido no ano de 1964, em Paris, mais conhecido por seu pseudônimo Voltaire, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista, atacou os abusos causados pelo "Antigo Regime", dizendo que antes de um monarca julgar algum servo deveria ele passar por um julgamento para só assim ser decidido sobre a "capacidade de caráter" de julgar alguém.
Ele achava que o aprendizado deveria ser baseado em ciência, razão e não dogmas (sendo "perseguido" de certa forma por algumas autoridades católicas da época e no fim de sua vida pediu perdão a Deus, que foi publicado em uma revista, Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique, morrendo na religião católica), acreditava também num Estado ideal. Defendia a submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.
Deixou algumas máximas que deixam clara sua visão sobre Honestidade - "Ensina-se os homens a serem honestos; sem isso, poucos chegariam a sê-lo." e "Ame a verdade, Perdoe o erro." - porque ser honesto é mais que dizer a verdade, mas é também perdoar os erros, os errados e na primeira ele deixa entendido um lado mais animal do homem, onde o homem precisa ser educado para ser honesto, precisa ser ensinado, doutrinado a isto.



Honestidade por Juvenal - Juvenal (em Latim Decimus Iunius Iuvenalis), foi um poeta Romano do fim do primeiro século e começo do segundo, autor do livro As Sátiras. Um poeta que não se sabe muito da vida que teve, tendo teorias que ele pode ter sido exilado no Egito ou a Britânia (província romana, situada no sul da atual ilha da Grã-Bretanha).
Deixou máximas também interessantes sobre a honestidade - "A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio." e "Uma pessoa (realmente boa) é uma "ave rara" ( "avis rara em terris nigroque simillima cycno 6.165; Uma ave rara na terra e mais semelhantes a um cisne preto)" - o que deixa clara sua visão pessimista do mundo e das pessoas.




http://jesusvoltara.com.br/info/honestidade.htm
http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/397343/
http://www.fotopg.com.br/Imagens/Funny.aspx/?No_Brasil_tudo_acaba_em_pizza.+1418
http://www.ocapitalista.com/2007/07/honestidade-em-sociedade.html
http://www.ocapitalista.com/2007/03/tica-honestidade.html
http://www.sonoo.com.br/Honestidade.html
http://www.consciencia.org/
http://pt.wikipedia.org

domingo, 9 de dezembro de 2007

minha semana de filmes





Piaf - Um filme que também gostei bastante, acho que poderia escrever mais, mas desde que estava assistindo o filme só consigo pensar numa palavra pra descrever Edith Piaf: intensa!








Bubble - Já tinha lido sobre o filme a um tempo atrás, mas achei que seria mais um daqueles filmes que não passaria de vontade de assistir, por que quase nunca vem esses filmes para Goiânia, estava eu no shopping, vi que o filme passaria sim aqui, fiquei super empolgado e fiz um compromisso de ir, acreditem, enrolei, enrolei, fui no último dia, mas fui. E só posso dizer coisas boas do filme, muito bem feito, uma história muito bem construída, personagens fortes, que mostram a que vieram. Um filme que acho impossível não assistir querendo saber o que vai acontecer logo em seguida, e posso dizer que eu senti um misto de raiva com pena, com outras coisas difíceis de definir. Um filme que faz refletir, nos mostra uma visão diferente, muito bom!








Bee - Estava com vergonha de ir assistir ao filme, mas consegui companhia e fui, o que posso dizer, é um filme bom, engraçadinho, deu pra dar umas boas risadas, valeu a pena assistir!

sábado, 8 de dezembro de 2007

zac (the dog) nike (this tennis shoes)




A muito tempo não tirava foto nenhuma, e hoje estou aqui sozinho, minha irmã tinha falado que a câmera não estava funcionando, querendo de certa forma colocar a culpa em mim, porque levei a câmera pro Rio. Tudo bem, daí meu irmão me chamou, perguntando sobre a câmera, falei o que minha irmã disse, mas fui procurar a câmera, achei, coloquei pilha e PLIM!, estava fantástica, funcionando super bem. Avisei ao meu irmão, e daí virei pro lado, estava o zac (meu cachorro) deitado no chão, o tênis próximo, nesta posição da foto e a luz entrando pra persiana, deixando uma imagem bonita, daí lá fui eu, tirei essa foto aí...
Tá, tudo isso pra falar o que já estão vendo acima, a foto. Daí coloquei esse título, sei lá de onde surgiu, coloquei no flickr, antes daqui, e agora que coloquei aqui me lembrei, tem um desenho, não me lembro o nome, acho que é Ikki the cat, não é isso? Aquele gato gordo, que tem uma namorada, tão gorda quanto, ou estou enganado, não sei, vou procurar no google.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

xuc4






não esqueça da xuc4!

domingo, 2 de dezembro de 2007

Is Franch a country?



Acho que a geografia nos EUA é mesmo diferente!




thank´s anônimo! :p