sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Belgica

Nao estou com muito tempo para escrever ultimamente por isso ando tao sumido disto aqui e tambem pq me pego escrevendo sempre a mesma coisa... adorei, lindo, etc. Sempre isso!

Hoje estou usando um teclado diferente, frances, um saco, mas vou tentar escrever, ate pq tenho tanta coisa pra escrever, ja fiz tanta coisa depois da Holanda...


Brugge - Fiquei um dia so em Brugge, cheguei na estacao e fui na parte de informacao para turistas, eu nao tinha uma reserva, nao tinha internet por perto, o melhor foi ir no centro de turistas. Eles me deram um mapa com alguns hoteis e holstels, dai sai com minha mala pesada como estava e fui procurar um hotel. Passei pela rua onde deveria ter um dos hostels e nao achei, dai voltei para a praca principal que era do lado e resolvi ser pratico logo. Ia ficar no mais proximo de onde eu estava. Que por acaso era o da rua que eu tinha passado e nao tinha visto, olhei o nome de novo e voltei para a rua, desta vez eu vi o hostel/hotel e fui perguntar se tinha cama, foi o lugar que paguei mais barato, acho que paguei 15 euros.
O hostel nao era bonito nao, mas para dormir estava de bom tamanho e a moca que me atendeu era super legal.
Peguei dicas com ela do que fazer, ela me deu um mapa e marcou os pontos, eu vi Brugges em umas 3 horas de caminhada e foi isso, claro, nao entrei em museus nem nada disso, mas achei que foi suficiente, nao adorei Brugges, acho que porque e o que todos falam, cidede para ir de casal e tudo isso.
Comi chocolate, claro, fui experimentar as cervejas belgas nos bares na frente da praca e depois fui pro hotel, na verdade para o restaurante do hotel. La o outro cara que trabalhava no hotel perguntou o que eu queria e na mesma hora ja perguntou se eu era brasileiro (em portugues), por acaso ele tinha morado aqui e viu que tinha um brasilieiro no hotel e reconheceu o meu accent. Merda de ingles em eu pensei.
Enfim, falamos um pouco, eu fiz o pedido e la os hospedes ganhavam uma cerveja, po, 15 euros pela cama e uma cervaja, ta otimo.
Dai um cara passou meio perdido procurando a recepcao do hotel, eu falei onde era, depois de um tempo ele voltou e acabou que ele sentou na minha mesa, era portugues da Ilha da Madeira, falou que ja jogou futebol com o Cristiano Ronaldo e ficamos conversando um tempao e comendo, claro.
No outro dia de manha ja fui para Bruxelas.


Bruxelas - Tem gente que fala que Bruxelas e pessimo e nao sei mais o que, eu gostei, achei a cidade legal, nao sei exatamente porque.
Meu primeiro dia passei lavando roupa, todas minhas roupas estavam sujas, cheguei na cidade, fui para internet procurar um hostel (o hostel tinha internet de graca - o nome do hostel e 2GO4) e fui lavar roupa. Cheguei la para lavar roupa ja fui pedindo ajuda, perguntando o que eu tinha de fazer e tudo, foi a cidade que as pessoas menos falavam ingles, pelo menos pelo que eu percebi.
Fiquei quase duas horas esperando as roupas e lendo enquanto isso, depois voltei pro hostel me arrumei para andar ali por perto, ir pra algum bar, algo assim.
Ali perto tinha a famosa praca de Bruxelas, conheci e acabei num bar, como eu passei frio neste bar, bebendo do lado de fora com uma camiseta de manga, achando que estaria o mesmo clima (calor) que estava na Holanda.
Com este frio todo e sozinho e numa quarta feira (acho) voltei pro hostel logo.

No outro dia eu acordei e fui pro ATOMIUN, super bacana!!! E depois voltei e fui andar pela cidade mesmo, nao lembro exatamente o que fiz, sei que quando a noite ja estava quase chegando (oi, nao achei jeito melhor para falar isso, mas sei que assim ficou estranho) fui no Manneken Pis que e menor do que eu pensava e do lado tinha tantas lojas de chocolate, acabei comendo chocolate e o famoso waffle belga!

No outro dia ja fui para Paris, que conto em outro post. So digo que foi ai que as passagens de trem comecaram a ficar caras, bem caras.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Holanda

Amsterdam

dia 19 - Cheguei em Amsterdam ja com a reserva feita, fui para um hotel desta vez, SIM UM HOTEL, mas com quarto compartilhado, igual hostel, MERDA! Cheguei ja as 19hs no hotel e fui andar ali por perto.
Uma coisa engracada, eu cheguei e vi aquela I AMSTERDAM, tava super perto do meu hotel, dai eu tava com mala e tudo deixei para tirar foto no outro dia. No outro dia acordei passei por la e nao estava mais, como isso funciona, muda sempre de lugar?
Enfim, cheguei fui andar por perto, e estava em Amsterdam queria entrar no clima ne, fui num CoffeeShop, comprei Pot la e ja passei vergonha, jurava que era pronta, mas nao era nao e eu nao sei bolar. Pois e, guardei ja que nao tinha nada para fazer e fui para um bar na rua do hotel mesmo. Bebi, joguei sinuca (que por sinal e diferente da nossa, a oito e a ultima a morrer mesmo), conheci um brasileiro (oi, como tem brasileiro nesse mundo, meu Deus!) e dai ele tinha maconha tambem. Dai inventei de fumar. Meu depois de um tempo minha noite acabou. Comecei a suar frio e fui pro hotel, que como eu disse estava na mesma rua, ao lado quase do bar. GRACAS A DEUS!
Cheguei e tentei dormir, quem disse que eu conseguia? Suando frio, dai ja sabia o que fazer, fui pro banheiro e claro coloquei tudo pra fora, vomitei ate a alma! Pois e, primeiro dia em Amsterdam, kakakakaka.


dia 20 - Acordei bem e sai, fui no museu no Van Gogh por um parque que estava no meu guia, sai e andei pela rua das lojas, nessas horas que sinto como e ruim ser pobre. Todas as super lojas e eu nao posso comprar. Ce la vie! Poxa, tenho o rascunho do que fiz em algum lugar, ja nao lembro de tudo agora, mas foi mais ou menos isso. Fui na outra rua de lojas e depois no flower market (sim, as famosas tulipas) e mais tarde um pouco fui para o Red Light District, la eu fui no museu do sexo e no museu erotico, que serio e pagar duas vezes para ver a mesma coisa! Vale a pena ir em um so. E voce vai querer ir, ainda mais se estiver fazendo um tour pela Europa e estiver cansado de museus e mais museus comuns! Eu fui nestes dois museus espernando escurecer para ver o que e de verdade o lugar.
Ficando escuro e que tudo ali acontece, ali tem tanto coffeeshop, tem muitos ''teatros'' de sexo explicito (que eu quase fui, mas fiquei numa preguica) e claro as famosas luzes vermelhas. Tem portas e janelas com garotas e travestis (nao vi homens) se mostrando e tentando arrumar cliente. Tem muitas mulheres lindas e outras bem feias. O preco e uns 40, 50 euros, depende claro de qual voce quer (tem umas bem mais caras, li que tem algumas de 1000 euros) e deve depender do movimento tambem, nao sei. Caso alguem queira elas abrem a porta e fecham a cortina, tudo isso bem rapidinho, vi uma vez so um cara entrando e vi elas tirando alguns, acho que porque queriam pagar pouco. Fiquei um tempo andando ali, vendo aquilo, tinha vielas com varias janelas, na mesma casa, cabare sei la, muito diferente. La tambem tem aquela famosa loja das camisinhas, Condomerie, bem bacana. Depois disso fui andar procurando bar, bebi um pouco e fui dormir.


Rotterdam


dia 21 - Deixei para fazer a reserva do meu hostel na cidade mesmo. Peguei o trem e parece que nenhuma cidade acaba, mal acaba ja tem outras casas, fabricas essas coisas. Foi onde eu vi os moinhos e as vacas holandesas. As tulipas eu nao vi nao. Aqueles jardins gigantes nao.
Rotterdam e super moderno, parei na estacao Blaak que pelo que o guia falava era a mais central e fui perguntar onde tinha internet, por sorte consegui pela primeira vez internet de graca bem ao lado da estacao, numa biblioteca da cidade. La aluguei um albergue bem ao lado que reconheci pelas casinhas super diferentes. Deixei minhas coisas e fui pro mundo.
Na verdade nao fiz muita coisa la, andei muito, mas tambem fiz o passeio de barco, que vai ao porto (o porto de Rotterdam e o maior do mundo, ou segundo, compete com um na China), o passeio foi otimo, valeu muito a pena e foi bem facil de achar de onde ele saia. Foi isso o que fiz, alem de andar muito como eu disse. Adorei Rotterdam.


E agora vou aproveitar aqui em Paris, beijos gente. Estou escrevendo pouco e rapidinho porque nao quero perder muito tempo. Se bem que ando perdendo muito por preguica e problemas que acontecem, imprevistos, mas to adorando, so tenho de dizer que viajar e bom, mas cansa muito!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Edinburgh

A primeira coisa que vou dizer e que quem realmente le isto aqui esta ferrado! Ontem em Brugge eu fiz um rascunho basico do que vou escrever e precisei de nove paginas. Sorry! Sobre os acentos, desculpem-me tambem, mas nao sei colocar acento com estes teclados.

Pois e, ja estou a dias sem postar, sem falar com minha mae idem, acho que ela deve estar louca pensando que eu morri. Estou sem tempo e sem computador, este e o motivo da falta de posts. Preciso comprar um caderno urgente para escrever o que fiz no dia, caso contrario esqueco TUDO! Mas agora ao que interessa...

Dia 14 - Cheguei, peguei um onibus para o hostel, parei onde precisava e tive meu primeiro choque com a cidade, todo lugar que voce vai e uma subida (ou descida, claro) enorme. Fora isso a cidade e otimo (e maravilhosa por isso).
Foi o primeiro pais que cheguei e entrei sem passar por imigracao ou qualquer coisa, sem carimbo, perguntas, nada. Cheguei e fui andar, como estava na epoca dos festivais a cidade estava bem cheia. Logo ja comprei um ingresso para um show que aconteceria as 20hs.
Andei mais um pouco ate o horario do show, jazz, uma cantora australiana maravilhosa, Ali McGregor's Jazz Cigarette. Sai do show e fui andar mais, acabei num barzinho, bebi um drink de Absolut, Cramberry juice e energetico por 3:80pounds (achei muito barato). Logo depois fui embora dormir.


Dia 15 - Acordei e fui para os museus mais proximos, nao me lembro o nome do museu que fui, depois eu posto. Depois fui para a rua dos castelos (super perto de onde eu estava). Entrei em um museu que era uma casa tipica (na verdade uma casa tipica, que virou um museu para mostrar como eram as casas e objetos), me surpreendi parecia pequena de fora, mas era bem grande, tanta escada, tanta porta, parece um labirinto. Fui na igreja em frente e o guarda perguntou de onde eu era, dai ele me deu um papel falando sobre a igreja em portugues (foi o primeiro e unico lugar que isso aconteceu aqui) e descobri assim que e a igreja onde o Adam Smith foi enterrado. Andei no cemiterio, tirei foto do tumulo dele, que nao tem nada demais e continuei descendo a rua, ja pensando e sofrendo um pouco pela hora de subir. Cheguei no parlamento que e super bacana, super moderninho, diferente e logo na frente e o palacia da rainha, que ela fica quando esta em Edinburgh. Paguei caro para entrar e nao gostei muito, preferi o Buckingham e paguei tambem para entrar na galeria da rainha, que so posso dizer foi dinheiro jogado fora!
Saindo do palacio tinha um morro (ou sei la o nome certo) que eu claro inventei de subir tambem (Holyrood Park). Subi um pouco dizendo a mim mesmo que deixaria para subir tudo no outro dia. Nao resisti e quis subir mais, quando estava ja quase no final pensei, ja que estou aqui vou terminar de subir, dai amanha nao preciso voltar. A vista e maravilhosa, valeu muito a pena.
Desci e subi a rua do castelo toda e fui comprar mais ingressos para shows. Fui no show da Meow Meow as 20:30 por ai, que eu adorei, muito engracado, ela tem uma voz fantastica (mas faz graca no meio das musicas) e ela ainda cantou MISSED ME (THE DRESDEN DOLLS). Depois fui no show da Camille O'Sullivan, que parece meio doida, e muito performatica e eu gostei do show. Depois fui dormir.


Dia 15 - Acordei e fui no outro castelo, os dois sao na mesma rua, um na parte mais baixa da rua e o outro na parte mais alta, construido onde era um vulcao. La na verdade era uma fortaleza, nao tem nada de luxo, so coisas de guerra mesmo e algumas joias dos reis da Escocia, que foram usadas em coroacoes, estas coisas. Me senti pessimo na parte onde os prisioneiros ficavam e sai logo de la. Acho que o que vale mesmo a pena e a vista da cidade e ver como era, mas nao e nada demais, nada otimo.


Como faz muito tempo nao lembro mais o que fiz cada dia la, lembro so no geral. Fui num show de um palhaco, que eu entendi TUDO (era mudo, no english, ehhh! kakakakka), enfim, este palhaco estreou no Cirque de Soleil (Saltimbanco) e agora faz esta apresentacao solo. Foi muito engracado, ri muito.
Tambem fui em dois museus mais modernos que foram os que eu mais me diverti, adorei.

E serio, ja estou cansando de escrever vou contar so o ultimo fato e depois eu posto as outras 4 paginas que tenho para escrever. Eu tinha comprado a passagem para dia 29 e feito reserva no hostel so ate dia 27 (saindo dia 28). Tentei muito reservar mais um dia, mas nao tinha mais camas. Acabei indo para o aeroporto pensando que eu conseguiria adiantar minha passage um dia. Nao tinha voo para Amsterdam e acabei vendo o voo para Lyon, na hora de pagar eu desisti, seriam mais 150 euros, ou mais ou menos isso. Preferia alugar quarto em um hotel (nao tinha nehuma vaga em hostel). Tive de voltar para a cidade. Assisti TV neste dia, coisas que eu nao fazia desde o Brasil, fui comprar livros novos, ja tinha lido o meu todo e comi num restaurante chines destes coma o quanto puder que ate passei mal quase. Acabei dormindo um pouco a tarde e a noite sai um pouco, para o mesmo bar da primeira noite, que era do lado do hotel. Como gostei de ficar em hotel, quarto so para mim, nossa, nao queria mais ficar em hostel. Mas depois eu conto das outras cidades. Beijos