quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Trabalho de colégio (DST)

Doença sexualmente transmissível (DST) é a designação pela qual é conhecida a série de patologias causadas pelo contato sexual (raras vezes de outras formas). São doenças infecciosas e podem ser provocadas por vírus, bactérias, fungos e também parasitas.

Apesar das DSTs se manifestarem na genitália externa, elas podem atingir a próstata, o útero, os testículos e outros órgãos internos. Algumas destas doenças são de fácil tratamento e causam apenas irritação no local, mas há outras mais graves que podem infertilidade, infecções neonatais, má formação do feto, entre outras coisas.

A natureza epidêmica das DSTs às tornam de difícil controle. Algumas autoridades em saúde pública o aumento de casos de tais doenças ao aumento de atividade sexual. Outra causa é também a substituição da camisinha por pílulas e diafragmas como métodos anticonceptivos.

Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. O tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão da enfermidade e é feito basicamente com antibióticos. Já existem tratamentos específicos para a maioria das DSTs.


Algumas doenças:


Vírus do papiloma humano (HPV):

Popularmente conhecida como Crista de Galo, tem período de latência variáveis de um indivíduo para outro. Causam lesões verrugosas, a princípio microscópicas, que vão lentamente crescendo como lesões sobrepostas umas às outras.
Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento é quase sempre cirúrgico. No homem a doença é apenas esteticamente feia, já para a mulher o problema é maior, pois a doença é precursora do câncer de colo do útero. Portanto, tratar o homem é prevenir uma complicação séria as mulheres. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada.



Herpes:

A Herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex, que afeta principalmente a mucosa da boca e a região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas.
Não existe até o presente momento, cura para qualquer tipo de herpes. Todo o tratamento proposto visa aumentar os períodos de latência em meses e até anos.


Uretrites: .... continuo depois




Nenhum comentário: