sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Honestidade (colégio)

Honestidade na Religião - Honestidade é parte de dois mandamentos: Êxodo 20:15-16“Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”, ambos já deixam claro que Honestidade é um pilar importante na construção de uma vida religiosa e sendo assim para a vida da pessoa. Há muitas passagens onde é citada a honestidade, tantas que podemos perceber ser um dos mais fortes apelos que a Bíblia carrega, talvez ficando lado-a-lado com a fé que precisamos, claro, para seguirmos em frente, confiando em Deus e mais, contando com Ele nesse mundo cheio de injustiças, mentiras e falta de respeito.
Fica claro em Sua palavra que Deus prefere honestidade há oferendas, prefere o caminho da exatidão - Provérbios 21:3 “Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício.” - infelizmente hoje muitos de nós nos preocupamos mais com ter do que ser (erroniamente, afirmo) e este caminho por si só já é errado, mas pior ainda são aqueles que usam de meios ilícitos para chegarem ao tão almejado status - Provérbios 28:23 “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua." 20:7 “O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.” - no primeiro deixa claro que a verdade é mais valiosa que elogios e no segundo a graça de Deus aos filhos daqueles que seguem no caminho correto.


Honestidade na Política - Acho que este é um assunto delicado, já estamos cansados, estafados de saber o que todos falam, nos últimos tempos estão jogando na nossa cara toda essa desonestidade que ocorre, propinas desmascaradas, malas de dinheiro, armário que acerta olho de Roberto Jefferson, presidente "molusculo" que não sabe de nada de errado que acontece no país e de alguam forma o jargão diz tudo: "tudo acaba em pizza". Então para fugir deste assunto tratado assim, desse moda corriqueiro prefiro deixar essa música que para mim diz tudo da honestidade na política.


Onde Está a Honestidade?
Noel Rosa

Você tem palacete reluzente
Tem jóias e criados à vontade
Sem ter nenhuma herança ou parente
Só anda de automóvel na cidade...

E o povo já pergunta com maldade:
Onde está a honestidade?
Onde está a honestidade?

O seu dinheiro nasce de repente
E embora não se saiba se é verdade
Você acha nas ruas diariamente
Anéis, dinheiro e felicidade...
...
Vassoura dos salões da sociedade
Que varre o que encontrar em sua frente
Promove festivais de caridade
Em nome de qualquer defunto ausente...


Honestidade por Voltaire - François-Marie Arouet, nascido no ano de 1964, em Paris, mais conhecido por seu pseudônimo Voltaire, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista, atacou os abusos causados pelo "Antigo Regime", dizendo que antes de um monarca julgar algum servo deveria ele passar por um julgamento para só assim ser decidido sobre a "capacidade de caráter" de julgar alguém.
Ele achava que o aprendizado deveria ser baseado em ciência, razão e não dogmas (sendo "perseguido" de certa forma por algumas autoridades católicas da época e no fim de sua vida pediu perdão a Deus, que foi publicado em uma revista, Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique, morrendo na religião católica), acreditava também num Estado ideal. Defendia a submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.
Deixou algumas máximas que deixam clara sua visão sobre Honestidade - "Ensina-se os homens a serem honestos; sem isso, poucos chegariam a sê-lo." e "Ame a verdade, Perdoe o erro." - porque ser honesto é mais que dizer a verdade, mas é também perdoar os erros, os errados e na primeira ele deixa entendido um lado mais animal do homem, onde o homem precisa ser educado para ser honesto, precisa ser ensinado, doutrinado a isto.



Honestidade por Juvenal - Juvenal (em Latim Decimus Iunius Iuvenalis), foi um poeta Romano do fim do primeiro século e começo do segundo, autor do livro As Sátiras. Um poeta que não se sabe muito da vida que teve, tendo teorias que ele pode ter sido exilado no Egito ou a Britânia (província romana, situada no sul da atual ilha da Grã-Bretanha).
Deixou máximas também interessantes sobre a honestidade - "A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio." e "Uma pessoa (realmente boa) é uma "ave rara" ( "avis rara em terris nigroque simillima cycno 6.165; Uma ave rara na terra e mais semelhantes a um cisne preto)" - o que deixa clara sua visão pessimista do mundo e das pessoas.




http://jesusvoltara.com.br/info/honestidade.htm
http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/397343/
http://www.fotopg.com.br/Imagens/Funny.aspx/?No_Brasil_tudo_acaba_em_pizza.+1418
http://www.ocapitalista.com/2007/07/honestidade-em-sociedade.html
http://www.ocapitalista.com/2007/03/tica-honestidade.html
http://www.sonoo.com.br/Honestidade.html
http://www.consciencia.org/
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: